Os benefícios de praticar luta

benefícios de praticar luta

Existem diversas modalidades de luta hoje em dia, vamos desde o boxe com lutadores famosos como Mike Tayson, Popó, até o Jiu jitsu com a família Gracie. A luta vem se tornando cada vez mais popular e trabalhada nas academias espalhadas pelo país. Uma boa oportunidade negócio para quem oferecia somente musculação não é verdade?

Mas neste conteúdo, procuramos explorar os benefícios de praticar uma luta, seja qual ela for. O quanto ela pode beneficiar não somente o seu corpo, mas também a sua mente!

A luta como atividade física

Além do fator de muitas lutas serem mecanismos de defesa e auto proteção, a luta como atividade física pode trazer diversos benefícios para o corpo. E a sua prática pode ser o começo para que você saia da rotina sedentária que tanto quer se livrar.

Os benefícios são muitos, como:

Melhora no condicionamento físico e mental – Os esforços que muitas lutas exigem pode melhorar o condicionamento físico de quem está treinando. Imagine você com um kimono jiu jitsu, tendo como objetivo derrubar o adversário no tatame. Cada um vai querer derrubar o outro e o esforço empregado nessa ação  vai exigir fôlego e força!

Fortalecimento dos músculos – Nas lutas é preciso técnica para vencer o adversário, mas não se pode subestimar a força para isso. Muitas vezes tendo que levantar, puxar o adversário, exige força que desenvolverão seus músculos e tornará mais forte e resistente.

Condicionamento físico – Você é daqueles que andou 1km e já está ofegante? Bem provável que seu condicionamento físico não esteja dos melhores, e a luta como atividade física permite que se desenvolva esse quesito. O treino disciplinado e rotineiro, permitirá melhoras significativas na sua capacidade de resistência e condicionamento

Flexibilidade do corpo – Em muitas lutas como o próprio Jiu jitsu exige um domínio pleno da flexibilidade do corpo. Com o objetivo de imobilizar o adversário, os participantes rolam no tatame, procuram brechas e oportunidade para imobilizar e finalizar de toda a forma, seja uma chave de braço, uma chave de perna, qualquer golpe que o consagre como vencedor. Lembrando que este tipo de modalidade de luta, não permite socos, chutes, cotoveladas ou golpes do tipo.

Perda de peso – A prática de luta, seja ela judô, jiu jitsu, caratê ou outra, auxilia na queima de gordura corporal, o que ajuda a controlar o peso e atingir o objetivo/meta que estabeleceu. Os esforços, treinos puxados permitem uma aceleração do metabolismo e consequentemente a queima de gordura.

Alivia o estresse – Muitas vezes estamos estressados após um dia de trabalho, aula ou outra atividade que tenha gerado conflito. A luta pode ser um ótimo exercício para o alívio do estresse porque ajudam a liberar a adrenalina e a endorfina. O participante libera toda sua energia na atividade, o que ajuda a sair mais relaxado.

Conclusão

A prática da luta como atividade física pode ser o divisor de águas para tornar sua rotina mais saudável e melhorar o seu dia a dia. Além dos benefícios cardiovasculares, musculares, ela também atinge a mente, e com isso pode te deixar mais relaxado para encarar os desafios do dia a dia com mais disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *