Diferentes tipos de publicidade no Facebook

Nos dias atuais, são poucas as empresas que não têm pelo menos uma página no Facebook para se conectarem o mais estreitamente possível com seus clientes.

Embora de uma forma geral o Facebook possa ser uma estratégia interessante para a grande maioria dos negócios, a verdade é que devido à mudança do algoritmo que ocorreu no início deste ano, o alcance orgânico já não é o que era e milhões de negócios em todo o mundo  obtiveram uma performance menor por causa disso.

Uma boa forma de contornar o baixo alcance, é investir em publicidade no Facebook.  Não é preciso de muito para conseguir resultados, mas é preciso usar o seu investimento de uma forma correta e estratégica.

Hoje iremos dar-lhe algumas dicas que lhe explicam de forma simples e prática como anunciar no Facebook.

Publicidade no Facebook – O que necessita saber antes de começar

A publicidade no Facebook é uma ação que apresenta a qualquer negócio, uma infinidade de vantagens, sendo que as principais são:

  • Grande possibilidade de segmentação;
  • Elevado poder social;
  • Aumenta o efeito comunidade;
  • Desenvolve e melhora a notoriedade;
  • Gera um aumento considerável do envolvimento do target;
  • O CPC (custo por clique) é consideravelmente mais baixo que nos restantes tipos de publicidade.

Estas são apenas algumas das vantagens  associadas à publicidade pelo facebook, que por conta de seu potencial gigantesco, tanto em alcance , como de conversões, targeting  e branding, já é considerada a maior rede social de todos os tempos. Afinal, o FB sabe mais sobre nós, do que podemos imaginar.

A partir do conteúdo de postagens, rede de amigos, grupos que entramos, posts que engajamos e outros comportamentos que demonstramos na rede,  o facebook monta o nosso perfil. Assim, o algoritmo consegue determinar quais marcas e campanhas mais conversam com cada usuário e entregar conteúdos mais relevantes e com mais chances de converterem.

Para a anunciar de forma eficaz , é ainda necessário ter em mente o tipo de publicidade que irá desenvolver. Existem atualmente 11 tipos de  anúncios no Facebook, cada um tem um objetivo próprio, como alcance, trafego, conversão e etc. Leia mais sobre eles abaixo:

Os 11 tipos de publicidade no Facebook

Depois de vários anos de análise e desenvolvimento, o próprio Facebook chegou à conclusão que a grande maioria dos negócios que opta por criar anúncios publicitários na rede, provavelmente irá seguir um padrão de anúncio. Por isso, ele determinou  11 objetivos que além de serem mais usados pelos anunciantes, geraram mais resultados.

Quando a página de anúncios foi criada pela rede, existiam outros formatos possíveis para anunciar, porém, por conta da falta de uso,  o facebook optou por descontinuá-los. Até porque, com uma variedade muito grande de anuncios, seria muito difícil padronizar os KPIs de acompanhamento o que poderia danificar a análise e definição dos resultados.  Hoje você pode escolher entre esses objetivos:

  • Divulgação de marca – Amplia a notoriedade e a divulgação da sua marca ou negócio, alcançando usuários que tenham uma maior probabilidade de ter interesse na mesma;
  • Alcance – Permite-lhe aumentar a sua aûdiencia, uma vez que este tipo de anúncios garante que o mesmo é mostrado ao maior número possível de usuários que conversem com o seu público;
  • Tráfego – É o tipo de campanha ideal para um negócio que queira gerar tráfego para qualquer página (pode ser para dentro do Facebook, mas também para fora – como é o caso de sites, apps, conversas no Messenger…);
  • Interação – Se o seu principal objetivo é aumentar o engajamento de um público relevante com seus posts, site e até com a própria página do Facebook, este é o tipo de publicidade na qual você deve investir;
  • Instalações de app – Se o seu negócio tem um app que não tem um índice bom de downloads, saiba que anunciar no Facebook pode ajudar os usuários a encontrarem e baixarem o seu aplicativo.
  • Visualização de vídeos – Se você publicou um vídeo no Facebook e quer obter um maior número de visualizações, esta é a melhor forma de o promover esse formato para o seu target (em vídeos com menos de 5 segundos ou gif essa já não é uma solução muito interessante);
  • Geração de leads –Te permite obter, de forma quase automática, dados do usuário diretamente pelo Facebook e com preenchimento automático. É ideal para negócios que procuram recolher leads ou e mails de clientes para envios de campanhas de email marketing;
  • Mensagens – Se você está procurando contato direto com o usuário através de mensagens, existe um objetivo que gera esses tipo de engajamento;
  • Conversão –  Como o próprio nome já diz, com esse objetivo, o seu anúncio será exibido para usuários com mais chance de converterem (comprarem, preencherem um formulário, entrarem em contato ou realizar outras ações pré determinadas dentro do seu website).  Para melhor acompanhamento desse objetivo, é necessário instalar um pixel na sua página de anúncios, é ele que metrificará os resultados.
  • Venda de catálogo – Mostra automaticamente um catálogo para um público relevante ou que se pareça com seu público-alvo;
  • Visitas à loja – Por fim, o último objetivo dos anúncio no Facebook é feito essencialmente, para que usuários que virem seus anúncios encontrem e visitem á sua loja física.

Ter alguém no time que conheça a ferramenta e estratégias irá ajudar a extrair o máximo de resultado. Caso não possua, a contratação de uma agência de marketing ou agência para e-commerce possa resolver para que consiga ter o máximo de performance.

Existem diversos tipos de publicidade, por isso, escolher qual a melhor opção para si é sem dúvida a melhor forma de alcançar corretamente os seus consumidores, através de anúncios no facebook que mais se encaixem na sua estratégia e no seu modelo de negócio.

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